Weby shortcut
Imagem página principal
cancer de mama

Outubro Rosa: Movimento de Luta contra o câncer de Mama

Atualizado em 04/10/12 09:50.

O movimento mundial "Outubro Rosa" visa a chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a conscientização do diagnóstico.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa a chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a conscientização da importância do diagnóstico precoce.

O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

     Alerta: Edifícios ganham iluminação especial em adesão à campanha Outubro Rosa

     Nesta segunda-feira, 1º de outubro, o Congresso Nacional realiza sessão solene em comemoração ao Outubro Rosa . O movimento popular é internacionalmente conhecido e celebrado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. A iluminação dos prédios públicos em tons de rosa durante todo o mês tem o objetivo de estimular a participação da população, empresas e entidades na prevenção e luta contra a doença.

     O movimento começou nos Estados Unidos, no final da década de 90. Em 2008, o Brasil registrou suas primeiras adesões. Atualmente, a maior parte das capitais participa do movimento, que já coloriu de rosa o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, os arcos do viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em Brasília.

     A sessão está marcada para as 18h, no plenário do Senado.

Bate Papo

     Em continuidade à programação da campanha, a Câmara promove ainda, no dia 18 de outubro, um bate papo informativo sobre o câncer de mama com o ginecologista Dr. Sílvio Paixão, a mastologista Dra. Salete Chen e a cirurgiã Dra. Kátia Tôrres Batista. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce. O encontro com os especialistas acontece às 9h30, no auditório Freitas Nobre.

Fonte : Cofen

Listar Todas Voltar