Inauguração do MuNEAN (Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery)
Com o objetivo de preservar a história da enfermagem e servir de ferramenta de fomento para cada passo do processo de evolução da profissão rumo ao futuro. O sistema COFEN-CORENs programou para o dia 20 de maio de 2010, data que encerra as comemorações da semana de enfermagem no Brasil, a inauguração do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, localizado no Pelourinho, em Salvador (BA).
O museu agregará o que de mais moderno a tecnologia dispõe no mercado,  visto que sua concepção parte de uma inspiração fundamental, que é  perceber que a primeira pessoa que cuidou da gente em nossa vida, muito  provavelmente, foi um enfermeiro ou alguém desempenhando o papel dele.
O  Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery propiciará a pesquisa,  preservando e comunicando toda a história da profissão, os profissionais  e as especialidades. A homenagem a enfermeira Anna Nery é o  reconhecimento a uma profissional do 'cuidar' que, na Guerra do  Paraguai, foi essencial ao prestar os primeiros socorros como  enfermeira. Ela é considerada um símbolo de dedicação, solidariedade e  profissionalismo numa época com poucos conhecimentos científicos e num  local tão inóspito.
A expografia e as atividades serão  desenvolvidas com enfoque para os mais variados públicos, a exemplo de  portadores de deficiência visual, auditiva e locomotora, possibilitando a  todos o conhecimento da enfermagem desde os seus primórdios até o que  de mais avançado exista a disposição dos profissionais e da população.
Focado  na trajetória da arte de cuidar e curar, inerente ao instinto humano  primitivo, ao se tornar profissão a enfermagem evoluiu e alcançou seu  reconhecimento sob a influência de Florence Nightingale e avança  cientificamente e tecnologicamente no século XXI a passos longos.
O  presidente do COFEN diz que o MuNEAN é um marco histórico da enfermagem  brasileira e fonte de consulta importante do ponto de vista político,  científico e cultural. "A profissão cada vez mais tem conseguido o  respeito e o reconhecimento que merece e, nós, membros do Conselho  Federal e de todo o sistema, temos o compromisso com o seu  fortalecimento ao dignificar o seu exercício. A inauguração do museu vai  ser um marco importante e fundamental aos profissionais e a população",  disse Manoel Carlos Neri.
Fonte: COFEN
 
    