Por dentro de NEAESC
Líder: Professora. Dra. Cácia Régia de Paula
Vice-Líder: Professora. Dra. Yolanda Rufina Condorimay Tacsi
E-mail do grupo: neasc.jatai2014@gmail.com.
Sobre o grupo:
O NEAESC busca desenvolver ações de investigação, orientação, ensino, extensão e cultura, socialização, publicização de produtos científicos e organização de eventos relacionados as linhas de pesquisa, para gerar conhecimentos e saberes que fortaleçam a ciência da enfermagem, saúde coletiva e de áreas afins.
Linhas de pesquisa:
1. Corpo, Educação e Saúde:
Estudos voltados para a análise da saúde na perspectiva do corpo e suas potencialidades, investigando as relações com a educação, com as questões de gênero e destacando saberes na área da sexualidade, da saúde e da educação.
2. Cuidado Integral em Saúde: da mulher, recém-nascido, da criança e do adolescente:
Estudos que buscam investigar o contexto social, o processo saúde-doença, as políticas de atenção a mulher, criança/adolescente, o cuidar e o cuidado da criança e da família, a história da enfermagem materna e pediátrica e as tecnologias.
3. Vigilância em saúde:
Estudos que buscam descrever e analisar os problemas de saúde, relacionados as doenças transmissíveis, as doenças crônicas e agravos não transmissíveis, aos seus condicionantes e determinantes socioambientais e formas de intervenção com ênfase em morbimortalidade, em vigilância em saúde, em comportamentos e estilos de vida, risco biológico e biossegurança, com vista a promover a qualidade de vida.
4. Gestão e Avaliação em Saúde e de Políticas públicas de saúde:
Estudos que objetivam formular e avaliar processos gerenciais, políticas e programas em saúde.
5. Estilo de Vida, Qualidade de Vida e Saúde:
Estudos voltados para a análise das relações entre saúde e qualidade de vida, desenvolvimento de ambientes saudáveis; e formulação e implementação de políticas setoriais.
6. Perspectiva do cuidado integral em saúde ao adulto e idoso:
Estudos que visam conhecer as condições de saúde dos adultos e idosos, averiguar seus determinantes e condicionantes; contribuir para promover o envelhecimento saudável e investigar as condições de trabalho e saúde.
7. Saúde mental, Violência e Promoção da Saúde:
Estudos que buscam avaliar intervenções urbanas provenientes do setor saúde e de outros setores da cidade, como trânsito, acidentes e violências (conjugais e familiares; abuso sexual de crianças e adolescentes; as dependências químicas; a marginalização social dos sujeitos, grupos e comunidades), dentre outros. Investigar a associação da violência urbana na saúde mental e os processos
de construção e implementação de políticas e práticas em saúde mental, avaliação de serviços e o cuidado a indivíduos e coletivos.
8. Práticas integrativas e complementares em saúde e Cuidados paliativos:
Nessa linha de pesquisa os estudos objetivam avaliar o uso de práticas integrativas e complementares em saúde cuidados ou tratamentos de doenças e agravos. Identificar os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde por meio de
práticas integrativas e complementares em saúde. Incorporar os cuidados paliativos à pessoa com Doença Crônicas Não Transmissíveis. Difundir o manejo no processo de morte e morrer na relação com os cuidados paliativos.