Por dentro do NEGECS

Líder: Professora. Dra. Valquíria Coelho de Pina Paulino

Vice-Líder: Professora. Dra. Karynne Borges Cabral

Sobre o grupo:

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão, Educação e Cuidado em Saúde (NEGECS) trata-se de entidade de trabalho sem fins lucrativos, interdisciplinar, com finalidades científicas. O NEGECS está vinculado ao Curso de Graduação em Enfermagem e à Unidade Acadêmica Ciências da Saúde da Universidade Federal de Jataí. Possui sede na sala 03 do Prédio do Curso de Enfermagem e Biomedicina da Universidade Federal de Jataí.

Linhas de pesquisa:

1.Gestão dos serviços e do cuidado em saúde:

Na perspectiva dos estudos em “Gestão dos Serviços e do Cuidado em Saúde”, objetiva-se desenvolver pesquisas acadêmicas no campo de gestão de serviços de saúde, públicos e privados, de baixa, média e alta complexidade. Os estudos desenvolvidos nessa linha de pesquisa, atende todas as vertentes de estrutura, processo e resultado da assistência à saúde. E utiliza métodos e abordagens de pesquisas variados e aceitos no meio acadêmico.

Assim, as pesquisas desenvolvidas abordam temas como: Gestão multidisciplinar de serviços de saúde; planejamento e implementação de assistência em saúde e enfermagem; qualidade da assistência prestadas e dos recursos físicos, financeiros, materiais e humanos, necessários a assistência à saúde; gestão organizacional, qualidade e segurança do paciente; liderança e gestão de pessoas e qualidade de vida do trabalhador da saúde; gestão do cuidado integral à saúde em todos os ciclos da vida, individual, familiar, profissional, sistêmica e societária.

2. Educação Superior e Permanente em Saúde:

Na vertente da linha de estudo “Educação Superior e Permanente em Saúde”, o grupo objetiva desenvolver pesquisas acadêmicas voltadas para avaliação do ensino superior englobando aspectos históricos, pedagógicos, político e social envolvidos no processo de ensino aprendizagem na saúde, a inserção e atuação do profissional no mercado de trabalho, formação docente para o ensino na saúde, educação continuada e permanente em saúde e suas relações com a prática assistencial em saúde.