cancer de mama

Diagnóstico precoce do câncer de mama pode reduzir os índices de mortalidade

Realizado em Goiânia o "III Fórum Multidisciplinar em Saúde da Mama" com destaque na importância do profissional de saúde na disseminação de informações e prevenção do câncer de mama.

 

De 23 a 25 de maio, foi realizado em Goiânia III Fórum Multidisciplinar em Saúde da Mama para leigos, voluntários e profissionais de saúde. A presidente do Coren-GO, Maria Salete Silva Pontieri Nascimento, participou da abertura do evento, que contou com a presença de mais de 350 pessoas.

Para marcar o início dos trabalhos, foi realizada a conferência “Câncer de Mama: no Brasil e em Goiás. Qual a real extensão do problema?”, com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Dr. Carlos Alberto Ruiz. Durante sua fala, o presidente da SBM informou que 1 milhão e 300 mil novos casos são diagnosticados no mundo por ano. Os maiores índices de mortalidade são registrados em países em desenvolvimento. “O diagnóstico precoce e a continuidade no tratamento são fatores importantes para reduzir a taxa de mortalidade”, pontuou.

No Brasil, a incidência é maior nos estados da região Sul e Sudeste. Em anos recentes, o registro de novos casos tem crescido no estado de Goiás – alcançando a média de 64 casos para cada mil habitante. Uma das causas, segundo o especialista, é a mudança no ritmo de vida das mulheres da região - que tem levado ao stress, má alimentação e a falta de atividade de física.

Carlos Alberto também destacou que os profissionais de saúde podem ser grandes disseminadores de informação. Isso vale para toda equipe de saúde, incluindo os profissionais que atuam no programa Estratégia Saúde da Família (ESF). “A educação e conscientização são extremamente necessárias. Cerca de 67% das mulheres desconhecem a necessidade de fazer o exame de mamografia”. Falando sobre o combate ao câncer de mama e os desafios do tratamento, o presidente da SBM disse que é preciso “desconstruir o conceito de morte e criar o conceito de vida”.

Para presidente do Coren-GO, Maria Salete, os profissionais e estudantes de Enfermagem podem levar informação qualificada e ser um multiplicador de conhecimento. “A Enfermagem lida diretamente com a população e pode levar conhecimento e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou.

Fonte: Coren Go